A área de linguagens no vestibular da UFMS - 2024

     Oi, Criaturas!!!


    Espero que vocês estejam bem. Finalmente a nossa ansiedade acabou. No dia 3 de julho, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul lançou o edital com o conteúdo programático do Processo Seletivo do Vestibular da UFMS (PSV - UFMS 2024). 

    Camila, o conteúdo é gigante! É, filho de Deus. Enoooooorme, mas nada disso importa. Afinal de contas, vocês estão estudando há muito tempo e tenho certeza de que estão se preparando para enfrentar o peso dessa prova que aflora os ânimos, aqui no Estado de Mato Grosso do Sul. 

    Resolvi elencar para vocês o rol de conteúdos da área de linguagens, mas o edital da prova está "linkado" aqui, onde vocês podem conferir o tudo o que será arrolado em todas as disciplinas. Vamos a eles.

ESTUDO DO TEXTO EM DIFERENTES TIPOLOGIAS E GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA PORTUGUESA E EM LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS OU ESPANHOL)

  • Modos de organização do texto: tipologia textual predominante, gêneros, usos, funções, formas de apresentação de diferentes pontos de vista; 
  • Organização e progressão textual; 
  • Papéis sociais e comunicativos dos interlocutores; 
  • Contextos de produção, circulação; 
  • Recursos linguísticos adotados.
ESTUDO DE TEXTOS ARTÍSTICOS EM LÍNGUA PORTUGUESA E EM LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS OU ESPANHOL)

  • Produção e recepção. Artes visuais, teatro, música, dança: elementos fundamentais e conteúdos estruturantes das linguagens artísticas – poéticas e práticas – estruturas morfológica e sintática, contexto da obra artística, contexto da comunidade, fontes de criação; 
  • Inclusão, diversidade e multiculturalidade: a valorização da pluralidade expressa nas produções estéticas e ariscas das minorias sociais e dos portadoresde necessidades especiais educacionais.

ESTUDO DO TEXTO LITERÁRIO

  • Relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos. 
  • Produção literária e processo social; processos de formação literária e de formação nacional; 
  • Produção de textos literários, sua recepção e a constituição do patrimônio literário nacional; 
  • Relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional; 
  • Elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da literatura brasileira; 
  • Associações entre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas; 
  • Articulações entre os recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção; 
  • Representação literária: natureza, função, organização e estrutura do texto literário;
  • Relações entre literatura, outras artes e outros saberes. Conceito de Literatura. 
  • Figuras de linguagem. 
  • Conotação e denotação. 
  • Gêneros Literários. 
  • Metrificação e versificação. 
  • Análise literária. 
  • Estilo individual e Estilo de Época.
  • Literatura e demais artes. 
  • Antiguidade clássica.
  • Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Literatura de Informação e de Catequese, Barroco, Arcadismo. Romantismo em Portugal e no Brasil (1ª fase, 2ª fase e 3ª fase), Realismo, Naturalismo, Parnasianismo e Simbolismo. Pré-Modernismo. Vanguardas Europeias. Semana da Arte Moderna. Modernismo. Literaturas em Língua Portuguesa produzida na África. Modernismo: Primeira Fase; Segunda Fase; Terceira Fase. Literatura contemporânea. Em cada fase cultural, devem ser observados origem histórica e contexto cultural; princípios estéticos norteadores; manifestações literárias e suas fontes em Mato Grosso do Sul; autores e obras.


OBRAS DE LEITURA OBRIGATÓRIA (todas as obras disponíveis para compra estão linkadas aqui)

  1. I-Juca-Pirama, de Gonçalves Dias; 
  2. Contos fluminenses, de Machado de Assis; 
  3. Bom-crioulo, de Adolfo Caminha; 
  4. Úrsula, de Maria Firmina dos Reis; 
  5. Água funda, de Ruth Guimarães; 
  6. O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschki.

ESTUDO DOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS EM DIFERENTES TEXTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA E EM LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS OU ESPANHOL)
 
  • Prática de interpretação, produção, leitura e análise linguística: procedimentos de construção e recepção de textos;
  • Usos da língua: norma culta e norma padrão; 
  • Funcionamento social da língua: variação linguística e categorias sociais, variação linguística e Contextos de comunicação – significação; 
  • Sintaxe; 
  • Morfologia; 
  • Fonologia; 
  • Uso dos recursos expressivos, usos dos recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto é construído: elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau de formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais; 
  • Uso dos recursos linguísticos em processo de coesão textual: elementos de articulação das sequências dos textos.

 ESTUDO DOS GÊNEROS DIGITAIS 

  • Tecnologia da comunicação e informação: impacto e função social. 
  • O texto literário típico da cultura de massa: o suporte textual em gêneros digitais; 
  • A caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica; 
  • Os recursos linguísticos e os gêneros digitais; 
  • A função social das novas tecnologias. 
   
        Achei superlegal o fato de Instituição ter colocado no mesmo tópico as habilidades de língua estrangeira e língua portuguesa ; outro ponto positivo foi o tópico destinado à leitura do texto literário. A meu ver mais do que saber sobre as escolas literárias, o vestibular quer técnica de leitura do texto. Isso significa que não há espaço para amadorismos, é preciso conhecer os textos, entender a língua em sua profundidade para analisar a poética literária. 

        Espero ter facilitado pelo menos um pouco a vida de vocês. Um beijo e até mais!!!



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